segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Deus no céu e Deus na terra

Li hoje no "O País" on-line que o salário dos deputados moçambicanos vai engordar 12 mil meticais, "O subsídio de renda de casa, de acordo com o porta-voz da Comissão Permanente, Mateus Katupha, é um valor que deverá ser pago a cada deputado, a partir de 2011, como forma de garantir um alojamento condigno aos deputados, muitos dos quais não têm casa em Maputo, dependendo do aluguer de casas em situações, às vezes, não favoráveis e que atentam à sua dignidade. “Há colegas deputados que vivem em condições assustadoras”, considerou Katupha." Os detalhes para ler em:
http://www.opais.co.mz/index.php/politica/63-politica/11068-deputados-terao-mais-12-mil-meticais-nos-seus-salarios.html
Que vergonha a justificativa usada pelo senhor Mateus Katupha!! "Garantir alojamento condigno" e  coisas do genero. Lembra-se ele que a maioria dos moçambicanos quase nem teto tem? E que o salário mínimo, que não cobre metade das despesas de uma família, não corresponde sequer a um quarto deste aumento dos deputados?
Até quando nos vão fazer acreditar que os nossos governantes e os nossos mais altos representantes devem viver  "a grande"? E o resto, tem menos direitos que os deputados?
O mais assustador é que nós, o povo, só queremos um chefe que tenha regálias e possa evidenciar o seu status. Pois caso contrário, não é merecedor da nossa estima e respeito...
Não vou longe, ainda este ano li uma notíca no Jornal Noticias em que dizia que as pessoas de um povoado do norte do país exigia um carro e uma casa para o chefe, sendo que eles mesmos viviam em igual ou pior situação que o tal chefe. Portanto, o povo algumas vezes não se conforma em ter um dirigente igual a si... O chefe, tem de ser chefe.
Talvez por isso a palavra para designar chefe, é a mesma para designar Deus em muitos lugares de África...
Já tinha ouvido um estudioso explicar isso numa conferência em 1996, e hoje acredito porque...
Só para que tenha uma noção das condições de habitação em Moçambique leia um pouco em:
http://www.opais.co.mz/index.php/economia/38-economia/11066-70-das-casas-sem-condicoes-de-habitabilidade-em-mocambique.html
E porque todos temos memória curta, os governantes e povo, a crise que originou as manifestações de 2 de Setembro se esvanceu no ar... Ninguém se lembra mais que o momento é de contenção.
E viva os legítimos representantes dos moçambicanos!

3 comentários:

  1. Gostei, esta e a pura verdade e ainda as tais 4x4 que tem direito nem nas tais localidades conhecem o triho das rodas.

    ResponderEliminar
  2. E falavam mal do Ivo Garrido...
    Se todos fossemos apenas um pouco do que ele é...

    ResponderEliminar