quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O "línguo-centrismo" africano

Muitos pretos que encontro fora do meu país pensam que falo a língua deles. Já um jornalista do Uganda, sabendo que sou africana e sua quase vizinha, perguntou-me admirado: "como não falas Kiswahili?" e eu no mesmo tom respondi: "Porque você não fala Português?". E a conversa terminou por ali, eu tinha resolvido o problema, naquele caso, ou tinha chamado aquele homem a reflexão, penso eu, sem querer ser pretenciosa.
Com os africanos que falam Francês, é mais irritante ainda. Abordam-me logo em Francês, com a certeza de que falo a língua deles! Devem assumir que toda a África foi colonizada pela França, o que não é bem verdade. São tão "umbiguistas" linguisticamente que até faz dó...

Sem comentários:

Enviar um comentário