quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

As caras dos aeroportos cabo verdianos

O novo aeroporto da Cidade da Praia em Cabo Verde vai se chamar Nelson Mandela. Segundo o governo local isto é uma homanagem aos 22 anos de libertação do homem que combateu o apartheid e foi presidente da África do Sul. Uma pena que Cabo Verde já não vá a tempo de receber as mesmas honras do regime do Apartheid por ter servido de trânsito para a companhia aérea sul-africana, South Africa Airlines, durante o período em que o actual homenageado estava enclausurado na Ilha de Robben...
Fiquei a saber só agora com o meu colega que para além dos aviões passarem por lá tinham também um hotel onde hospedavam o seu pessoal no Sal. Isso numa altura em que os países africanos, e para todos efeitos Cabo Verde pertence ao continente... , tinham isolado Pretória.

E outra pessoa que não reagiu bem a esta homenagem, não pelos mesmos motivos que eu, foi um ouvinte da Deutsche Welle, a rádio internacional da Alemanha, que disse: "Cabo Verde devia procurar heróis no seu país, se é que os tem." Bem, eu e com a minha mente extrapoladora desconfio que sim, tem heróis na arte de virar casaca, um comportamento característico do mundo político, principalmente o de hoje que é imoral.
Outros abutres que já estão a espera de boca aberta são os jornalistas, como disse o meu colega: "Eles sitiam a casa de Nelson Mandela a espera da sua morte." Muitos destes profissionais algumas vezes extrapolam os limites da decência, e do aceitável. E não há quem os páre, já que estão montados sobre o chamado quarto poder e tem um escudo maior que o sol chamado liberdade de imprensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário