domingo, 8 de janeiro de 2012

100 anos do ANC: era uma vez um ideal...

O ANC, Congresso Nacional Africano, celebrou neste domingo o seu centésimo aniversário. Os seus apoiantes, que nao sao poucos, entretanto, terao apenas celebrado uma lenda, uma imagem, ou mesmo as cinzas de um grande ideial. Alguns veteranos deste movimento histórico sul-africano criticam os novos líderes, acusando-os de se preocuparem com o auto-enriquecimento e nao com os ideiais que originaram o ANC, que eram de forma resumida, o bem estar do povo.

Para além disso, a crise em 2011 com Julius Malema, o líder juvenil do ANC, deixou clara a insatisfacao de alguns sul-africanos face a acumulacao de riqueza por parte de alguns governantes. E também evidenciou, mais uma vez, as cisoes dentro do partido, o que fragiliza a sua imagem, pelo menos a actual...
A única coisa que "safou" o ANC, foi o facto de Malema ter agido como arruaceiro, mas que num país como a África do Sul pode ser uma grande passo para conquistar apoiantes insatisfeitos... E acredito que foi por um triz que Malema nao conseguiu mais.

Sair na hora certa
A ser verdade o que dizem os veteranos descontentes, lamento por Nelson Mandela e outros homens de bem do partido, que vem a causa das suas vidas ser "avacalhada" assim. Por outro lado considero que o primeiro presidente do país foi sábio ao abandonar o poder depois do primeiro mandato. Entrou para o poder como herói e saiu de igual forma. É verdade que vários factores terao infuenciado a sua saída de lá, como por exemplo a necessidade de aproveitar os últimos anos da sua vida de forma descansada. Se ele se tivesse mantido colado a cadeira, de certeza que o seu nome estaria tao sujo como está hoje o nome do ANC. A conjuntura do país ditaria isso, tal como a ditou em quase todos os países africanos.
Li num livro o seguinte: "a política sempre foi um jogo sujo, desonesto, etc, mas hoje ela é imoral"

Escute algumas pecas sobre o ANC em:
http://www.dw-world.de/dw/0,,9585,00.html
Selecione as emissoes da manha do dia 5 de Janeiro de 2012, 6 de Janeiro de 2012 - Noite

Sem comentários:

Enviar um comentário