segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Malangatana se foi mas os seus "xipocos" continuam entre nós

Foto: Ismael Miquidade
Titulo:Jesus no reino dos xipocos

"Ishi... esses xipocos do Malangatana..." Era isso que frequentemente ouvia de algumas pessoas próximas quando viam os trabalhos do artista plástico moçambicano Malangatana. Cresci a ouvir isso, mas as pessoas diziam com admiração, isso do lado de lá. Enquanto do lado de cá a media e o mundo, que também o admirava, nunca fizeram menção a estes "xipocos", pelo menos não da mesma forma. Os meus conhecidos, a meu ver, não pretendiam com isso dizer que as obras de Malangatana eram uma coisa do mal, mas sim algo diferente e que afrontava, e o xipoco também afronta... Mas nem sempre quem afronta é mau.

Era com um espanto que só a minha gente sabe demonstrar... Para mim é esta forma como a maioria via, e continua a  ver, o trabalho desta referência moçambicana das artes plásticas.
As galerias, exposições, arte, eram uma realidade que não cabia no mundo deles, pelo menos com estes rotulos. Apenas a ele tinham acesso através de media. Mas foram sempre privilegiados com os murais pintados e esculpidos por ele nas avenidas da grande Maputo e outros lugares. Esta visão dos meus conhecidos era uma maneira mais simples de ver o trabalho do artista plástico, uma simplicidade que a meu ver carecterizava o próprio Malangatana e a sua as sua arte, ou artes.

Sem comentários:

Enviar um comentário