sexta-feira, 8 de novembro de 2013

TIM promete ação contra militares agressores

Jornalista da TIM Alexandre Rosa
Foto: João Ribeiro

Em Moçambique o jornalista e o operador de câmara da TIM já saíram do hospital e estão melhor de saúde. Recorde-se que nesta quinta-feira uma equipa da televisão independente de Moçambique foi violentamente agredida por militares quando tentava cobrir um conflito de terra entre os residentes de um bairro em Maputo e os militares. A direção da TIM condenou o acto e promete instaurar um processo judicial contra os  militares. Também a Comissão de Resposta já está a tomar medidas.



Nádia Issufo: Houve algum motivo que tenha originado a violência?

João Ribeiro (JR): Não, não já nenhuma atitude que tenha originado a violência, a não ser uma atitude super agressiva dos militares para com as populações da áreas. Alias, isso é que nos levou a ir lá fazer matérias, porque há cerca de 3 semanas que as pessoas se queixam que as suas terras estão a ser ocupadas pelo exército. Para além disso há uma série de acusações de violações, agressões e roubos por parte das forças armadas. E foi na sequência disso que fomos lá ontem. No dia anterior impediram-nos de fazer o trabalho, retiraram o cartão de memória da câmara que nos foi devolvido só ontem depois da Confusão. E tendo ido lá buscar o cartão e recolher mais depoimentos foi quando tudo isso se desencadeia.



NI: A TIM pretende instaurar algum processo judicial contra os militares?

JR: Obviamente. A TIM já fez uma participação na jurisdição do ocorrido,a queixa foi registada e vai ser completada amanha quando provavelmente tivermos o lauto médico dos nossos trabalhadores que já receberam alta, e que estão bem e já estão em casa. Portanto, o hospital irá produzir um relatório sobre o estado em que se encontravam o jornalista e operador de câmara quando lá chegaram, com evidências de torturas. A um deles, retido no quartel, pisaram com botas, bateram com xambocos, insultaram e ameaçaram. Portanto, tudo isso irá fazer parte do auto que vamos abrir, obviamente. Por outro lado, fizemos cartas e comunicados de imprensa para os organismos de defesa e protecção dos jornalistas.


Leia mais sobre o assunto aqui: http://www.dw.de/tim-promete-processo-contra-militares-em-moçambique-por-agressão-a-jornalistas/a-17214525

Sem comentários:

Enviar um comentário