A cerca de 24 horas do inicio das eleições autárquicas em Moçambique o STAE, Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, garantia que está tudo a postos para o escrutínio, mesmo na regiões que representam focos de confrontos armados entre homens da RENAMO e o exército governamental. Recorde-se que as regiões centro e norte do país tem sido palco de confrontos e a RENAMO, o maior partido da oposição, já prometeu inviabilizar as eleições por discordar, entre outras coisas, da composição da Comissão Nacional de Eleições. No dia 19 de Novembro entrevistei para a DW Felisberto Naife, director do STAE:
Eleitores de Quelimane
Foto: Luís Nhachote
Nádia Issufo (NI): Está tudo a postos para o inicio das eleições autárquicas?
Felisberto Naife (FN): Esta tudo a postos para as eleições nas 53 autarquias. Os materiais já estão lá, os membros das assembleias de votos já estão todos formados e prestes a serem colocados nas respectivas mesas horas antes do inicio da votação.
NI: E nas regiões que representam focos de conflito, como por exemplo, no centro e norte do país, como a logística e o transporte do material eleitoral?
FN: O processo decorreu normalmente dentro das condições criadas de transporte e de segurança e os materiais chegaram sem grandes problemas.
NI: E quem vai garantir a segurança dos eleitores em caso de confrontos entre os homens da RENAMO e o exército?
FN: A nossa missão como órgão eleitoral é organizar o processo eleitoral, relativamente a questão de segurança há instituições ligadas a isso que tem obviamente as suas responsabilidades e penso que devem estar organizados de forma a garantirem que a votação decorra com a máxima segurança.
NI: Caso não aconteça a votação nas regiões de confronto, quais serão as soluções? Haverá um adiamento ou não haverá mesmo eleição?
FN: Vai acontecer eleição amanhã em todo o país.
NI: E no caso, por exemplo, do pessoa que vai trabalhar nas assembleias de voto, não há manifestações de receio em trabalhar em zonas como Gorongosa, por exemplo?
FN: Os membros das mesas de voto são residentes dessas áeras, foram treinados e prestes a serem colocados.
Escute a entrevista aqui: http://www.dw.de/19-de-Novembro-de-2013-manhã/a-17238569
Sem comentários:
Enviar um comentário