segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Gorongosa a meio gás na votação

 As eleições autárquicas foram ensombradas pelo espectro da guerra que opõe os homens da RENAMO e a FRELIMO, causando receios de ir votar no seio dos eleitores. Nas regiões que representam os focos de confrontos, nas províncias de Sofala e Nampula, o medo é maior. Essas áreas são bastiões da RENAMO, o maior partido da oposição. Na Gorongosa, região mais problemática, também os eleitores são chamados as urnas. Entrevistei para a DW África um no município da Gorongosa:





Foto: F. Mandlate

Nádia Issufo: Pode descrever-nos o ambiente ai onde se encontra?

Carlos Machirica (CM): Gorongosa acordou com uma boa temperatura. Gorongosa em si está calma, mesmo na assembleia de voto onde me encontro há pouca afluência das pessoas que querem exercer o seu direito de voto, a situação está calma, e penso que está tudo controlado, não há nada de errado por enquanto, só que existe um receio atendendo e considerando que se falava que haveria alguns disparos, mas penso que isso não acontecerá porque a situação está muito bem controlada.

NI: Como residente de Gorongosa acha que os outros ai tem medo de ir votar por causa dos confrontos ou ataques que possam acontecer?

CM: Numa primeira fase existe um receio, mas eu acho que isso poderá acabar. Daqui a duas horas penso que o cenário poderá mudar que os eleitores virão votar.

NI: E em termos de aparato de segurança o que nos pode contar, há polícia na assembleia onde o senhor está?

CM: Sim, há segurança que controla esta assembleia e do outro lado nota-se algum movimento dos militares a controlarem todo o distrito. A segurança está garantida.

NI: Em relação aos outros escrutínios a presença da polícia é maior ou menor?

CM: é maior, a polícia está espalhada por aqui.

NI: E o que o senhor espera destas eleições?

CM: Espero que sejam um sucesso e que terminem bem e que não haja ferimento e violência.  

NI: Em que assembleia o senhor se encontra?

CM: Estou na assembleia de Mapomboe, na escola primária completa de Mapomboe.





Sem comentários:

Enviar um comentário