terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A prenda dos moçambicanos a Guebuza pelos 70 anos

"Enquanto as chuvas semeiam luto e vão deixando famílias, com crianças, sem abrigo, com mosquitos, fome e luto, a insensível elite predadora deste País encontrou rubrica no Orçamento do Estado para ir comer e beber à fartura e em directo na TVM pública. Mil bocas naquela tenda e zero tendas para vítimas do temporal” – Salomão Muchanga, presidente do Parlamento Juvenil

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, fez 70 anos no dia 20 de Janeiro que foram celebrados com mesa farta, brilho, música e sorrisos, quase tudo transmitido pela TVM.

Diz-se que a vida não para por causa de uma desgraça. Mas também se diz que não se conta dinheiro em frente aos pobres. Na pratica foi o que o que aconteceu no passado domingo, com o patrocínio da televisão pública local, TVM. Ou melhor, com o patrocínio do pacato cidadão, afinal este canal é sustentado pelo dinheiro dos contribuentes. É caso para dizer que os moçambicanos apesar de desgraçados pelas chuvas deram um presente ao Presidente, mesmo sem o seu consentimento. 

Mas surge-me uma dúvida, aniversários de um Presidente são considerados de interesse público para serem alvo de uma transmissão em directo?


Não gosto de hipocrisia, visitas de dirigentes aos afectados, discursos e promessas, que não são acompanhados de ações. Ouvi muitos criticarem o primeiro-ministro Alberto Vaquina por estar a visitar os órgãos de comunicação social em vez de visitar os afectados. Se tem uma agenda séria que a cumpra, afinal como sabemos a sua visita não ia mesmo melhorar em nada a situação. Chega de teatro. Agora o que o Presidente Armando Guebuza e seus próximos mostraram é que os seus umbigos e acompanhantes são maiores que tudo. O pior de tudo é saber que quando o Presidente fizer 71 anos a situação penosa se repetirá mais uma vez, como acontece há anos, sem que precauções sejam tomadas. Mas eu prefiro ser optimista e acreditar que a festa dele será mais discreta. A menos que queira demonstrar por A mais B que individualmente é mesmo bem sucedido na luta contra a pobreza absoluta...

2 comentários:

  1. http://www.oficinadesociologia.blogspot.com/2013/01/as-almas-da-nadia.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por me recomendar no seu Blog :-) Um abraço

      Eliminar