sábado, 10 de dezembro de 2011

Frelimo procura "forca da mudanca"

Foto: Ismael Miquidade

Manuel de Araújo do MDM, partido com menor representatividade no parlamento mocambicano, venceu as eleicoes no municipio de Quelimane, conquistando assim a segunda cidade depois da Beira. Aos poucos esta formacao vai marcando uma "viragem" nas tendencias políticas do país, primeiro ao derrubar a supremacia da Frelimo, o partido no poder há trinta e seis anos, e segundo por derrubar todos os dias, com atitude, a Renamo do patamar de maior partido da oposicao, embora este último tenha decidido boicotar as eleicoes ao nao participar.
A Frelimo se já sabia que nao podia se "deitar" tranquilamente sobre a sua hegemonia, agora tem de aprimorar a sua astúcia para se manter no poder. No caso do MDM nao será tao fácil de derrubar, afinal o garante do seu sucesso sao os jovens formados e conscientes, um grupo que deixa de ser minoria em Mocambique. Por outro lado a exigencia por maior independencia dos órgaos e processos eleitorais, algo conseguido aos poucos e de forma irreversivel, deixa menos campo manobra para o partido do batuque e da macaroca. Dividir para reinar, parece estratégia que já nao tem muitas chances, a crise recente dentro do MDM parece nao ter abalado em nada o partido, os resultados das eleicoes intercalares desta semana estao ai para confirmar.
Por outro lado a Frelimo enfrenta uma Renamo que embora enfraquecida, ainda tem os seus trunfos que a história lhe confere, entre outros. Hoje confunde-se Renamo com Afonso Dhlakama, algo que já inviabiliza a partida a credibilidade deste partido. Para além de se pautar por muitos discursos e poucas accoes, o partido perdeu o que ganhou, até o seu bastiao, a cidade da Beira! Nampula é agora casa de Dhlakama, de onde partiu a última ameaca de retorno a guerra que, inacreditavelmente, levou o presidente do país, Armando Guebuza, a subir até lá para o acalmar, nao imagino como...
A Renamo nao soube evoluir nas suas estratégias, continua agarrado ao discurso belicista, hoje algo quase surreal (nem tanto, porque Guebuza foi a Nampula...), mas acredito que a Frelimo ficou mais assustada com a capacidade de mobilizacao da Renamo para uma manifestacao, coisa que nenhum governo hoje deseja..., do que por um retorno a guerra. Esta atitude "primitiva" da Renamo, terá possivelmente também afastado a ala pensante do partido que saiu para formar o MDM.
Portanto, com esse desenho, uma fase nova e cheia de desafios que a Frelimo terá de enfrentar. Resta só saber se ela ainda tem jogo de cintura para tal, como sempre nos mostrou. Sem nos esquecermos que a saúde do próprio partido nao vai assim tao bem. Sera que já se desenha de verdade um "Futuro melhor" para Mocambique?

Um professor meu de História das Ideias zambeziano dizia em jeito de brincadeira que os seus conterraneos queriam ser independentes do resto de Mocambique, que eram um povo diferente. Que mocambicano nao tem uma historia para contar sobre um conhecido zambeziano? Que é vaidoso, bem arranjado, batalhador, bem falante, intelectual, assado ou cozido?
Se a vitória nao é a realizacao do velho sonho deles, é entao a oportunidade de serem eles mesmos!

Sem comentários:

Enviar um comentário