Nas feiras de natal na Alemanha para além das tipicas comidas da terra, como o wurst, flameküchen, etc, ou bedidas como o glühwein (vinho quente com especiarias), também de se vende artesanato; colheres de pau, roupas de inverno, etc. Tudo isto custa os olhos da cara, mas mesmo assim as pessoas nao saem de lá, e por isso, algumas vezes, os vendedores nao sao simpaticos, afinal nao é preciso grande esforco para conquistar clientes...
O que os atraem tanto afinal? Várias coisas, como por exemplo a originalidade, exclusividade dos produtos, o contexto da sua producao, e agora que estamos em tempos "verdes", também os factores sustentabilidade, reciclagem e certificacao.
Já em países pobres como o meu, as pessoas procuram principalmente a funcionalidade e o lado estético dos produtos, que sao comprados com certo orgulho em "shoppings"... Ou entao, para quem é mais abastado, mas pouco consciente ou sem muitas alternativas de escolha, fica pelos produtos de grandes marcas ocidentais para poder contar aos amigos depois...
Esta comparacao entre mundos diferentes mostra claramente o estágio de desenvolvimento dos povos. A Alemanha para além de ser uma das maiores economias mundias, tem grande parte da sua populacao a adquirir outros valores devido ao seu nível de formacao e consciencia, por exemplo; um sujeito compra uma colher de sopa para oferecer a mae, nao só porque a mae precisa de uma nova, embora tenha uma dúzia, mas porque a madeira usada foi aproveitada de uma árvore doente e já sem funcionalidade, e por isso abatida e certificada, e foi fabricada manualmente por uma comunidade de órfaos pobres, cujos pais morreram de sida num país de terceiro mundo...
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