sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sperrmüll

Na Alemanha as autoridades municipais determinam os dias em que os municipes podem deitar fora as mobilias, electrodomésticos e outras coisas grandes que já não queiram, é o chamado "Sperrmüll". Esta é mais uma materialização da boa disciplina alemã. Nesses dias vê-se pelas ruas de tudo e quase sempre o "lixo indesejado" está em óptimas condições, o que me deixa com o coração partido. Mas os proprietários assim o fazem por vários motivos que passo a citar com base na especulação: porque adquiriram novas peças mais modernas, porque se cansaram dos seus pertences, porque não precisam mais, etc. Por essas alturas as pessoas costumam fazer vasculhas nos amontoados de "lixo" nos passeios. Mas o que sobra, e que não é pouco, para onde vai afinal? Mais uma vez especulando acho que deve ser reciclado, álias, como quase tudo nesta terra, a consciencia da importância do verde na Alemanha é grande.
Só que esse Sperrmül também me leva para o meu mundo onde a maioria iria gostar de ter quase tudo que vai ao lixo.  E isso me entristece e evidencia o quão o mundo é desiquilibrado.. E imagino que milhares de crianºças com as dezenas de brinquedos, por exemplo, que vejo por ai. Mas enquanto vivo as minhas crises, São Pedro de vez enquando decide abrir as suas portas e lã se vão os colchões em bom estado, sofas, feleiras et...
E ai coloco as seguintes questões: Não poderiam os municipes protege-los no caso da chuva? Ou então porque não instituir-se uma taxa cobrada aos muncicipes e todo o lixo para que precise.
F
 

Sem comentários:

Enviar um comentário