quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Estugarda 21 e as suas pequenas coisas

No passado dia vinte a cidade de Estugarda, na Alemanha, foi palco de mais uma manifestação, ou melhor duas. De um lado estavam os opositores do projecto Estugarda 21, e do outro os defensores do projecto. Mais sobre este projecto para ler no seguinte endereço:
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,5947381,00.html Nesse dia dediquei-me a comparação, depois de tanto observar e ouvir.

Caracteristicas dos PRO


Reuniram-se numa praça muito movimentada, localizada no centro da cidade que é atravessa por uma rua de shopping. Eles tinham vários stands brancos e imaculados espalhados pela praça onde davam informações sobre as vantagens do Estugarda 21 e noutras se oferecia champanhe! Na verdade não era bem gratuito, pagava-se algo simbólico e provavelmente o que "ofereciam" não era champanhe, mas sim "senkt", o espumante. Mas isso não lhe retira a "chiqueza". Afinal não foi a vulgar cerveja que faz o nome da Alemanha no exterior, e também no próprio país, que os defensores do projecto bebiam. Pelas roupas percebi que era gente com alguma posse, não tinha como avaliar até que ponto o bolso deles era recheado. Mas era em grande parte "dinheiro velho".



Dirigi-me a um dos stands para ter informações e só pela qualidade do papel das brochuras pus me a fazer contas. Fui logo para a última página e quem são os patrocinadores? O Estado de Baden-Wutenberg, o Municipio de Estugarda e o Deutsche Bahn, a companhia ferroviária alema. Instituições com forte estrutura financeira. No final das minhas voltas e já no fim da manifestação fui a um dos stands solicitar uma entrevista com os PRO e não consegui uma entrevista se quer. Era preciso ligar para o adido de imprensa do grupo, o que demonstra também organização e eficiencia. Passaram-me o cartao do senhor que poderia conversar comigo. Fiquei triste porque os manifestantes PRO não puderam dizer porquen estavam naquela praça. E mais, lá ganhei dois "emblemas" como se diz na minha terra.

Caracteristicas do Contra


Uma multidão juntou-se diante da Hauptbahnhof, a estação central. As pessoas era na sua maioria mais "comuns". Música ao vivo, muitos acessórios com dizeres contestatórios, ou até sem dizeres. O Verde era a cor predominante, e o descontentamento era visivel na manifestações, a sátira foi uma constante ai, por exemplo um dos manifestantes estava fantasiado da ministra do meio ambiente do país com um super sorriso na cara e um serrote na mão. Para não falar da senhora que vendia produtos biológicos no seu "tchova". No meio daquele mar de gente nada era gratuito, os "emblemas" dos verdes foram pagos. E qualidade do papel das suas brochuras não tem nada que se compare, nem a 200 km, aos da oposição.



Esta manifestação conta com o apoio dos verdes, uma formação que tenta um espaço num lugar dominado pelos conservadores do CDU. Com esta polémica e a adesão em massa das pessoas, é certo que os Verdes se consolidam nesse Estado. Isro no fundo não enolve apenas interesses económicos sem tamanho, como também mexe profundamente com questões políticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário