terça-feira, 30 de novembro de 2010

Os luxos das viagens presidenciais em Moçambique

Um ex-colega contou-me com satisfação sobre o que viu e viveu nas suas viagens pelo mundo, algumas delas a acompanhar o chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza. Os seus pequenos almoços de princípe nos comboios de alta velocidade, o caviar que comeu, etc. Pena que ele seja princípe apenas quando faz parte da comitiva de sua excelência, porque nos restantes dias vê com saliva na boca essas decliciosas comidas apenas nos filmes. E ele disse-me "a gente vive bem nessas viagens". Fiquei tão triste.. Mais triste por ele que não consegue perceber primeiro que aquele dinheiro que paga o caviar de um rápido momento vem dos seus compatriotas desgraçados e dele mesmo, ele paga os luxos de grandes comitivas do seu presidente mas não sabe. Ele está embriagado pelos luxos que diz serem pagos pela presidência. Mas pelo menos ele sabe que as viagens presidenciais alimentam muitos abutres. Estes segundo ele, compram bilhetes para rotas complicadissímas para meterem algum no bolso. Eu, que insisto em encontrar em mim um restinho de optimismo, prefiro acreditar que é para poupar aos moçambicanos miseráveis que fazem as manifestações...
E ainda não entendi porque a presidência da República tem de de pagar as viagens e o resto das despesas aos órgãos de comunicação. Não faz sentido, afinal alguns são públicos e já recebem dinheiro dos contribuintes, e os privadas dão sinais de serem bastante rentáveis. Porque não acabar com essa mama toda?

Sem comentários:

Enviar um comentário