quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Quem estará com a cueca na mão na Guiné-Bissau?

Ou posso colocar a pergunta de outra maneira: Que trunfo terá na manga Bubo Na Tchuto?
Acusado de envolvimento no golpe de Estado refugiou-se na Gâmbia em Agosto de 2008. Há cerca de uma semana voltou para a casa numa piroga e com tranquilidade se alojou na sede da ONU.
As autoridades da Guiné-Bissau estão tão empenhadas em conseguir a cabeça do ex-chefe da armada que as reuniões não cessam em Bissau! Ora entre a ONU e as autoridades, ora entre autoridades e autoridades... (afinal autoridades neste país são muitas! E há umas mais do que outras...). E nesta quarta-feira até já houve reunião entre autoridades e diplomatas!
Com este último encontro dá para desconfiar que algo se está a definir...
O mais estranho é que no meio destas movimentações ao mais alto nível, o centro da questão parece não existir... Ou seja, deixa transparecer uma confiança inacreditável!!!! Só não posso afirmar que ele está deitado numa rede a sombra e beber água de coco porque ai já passaria da fase da especulação... além de mais recentemente as agências noticiosas afirmam que o ex-chefe da armada tem se reunido com as chefias do país na sede da ONU. Chegam até notícias de muitos sorrisos durante as reuniões que decorrem em atmosfera cordial!
Porque será?
Na Guiné as especulações são muitas, uma delas é de que o ex-chefe da armada pode levar consigo altas figuras que compõem o actual governo para a merda... Embora isto não passe de informação não confirmada, merece uma certa consideração dada a natureza dos acontecimentos no país e a forma como a situação está a ser conduzida.
Nesta quarta-feira o primeiro ministro, Carlos Gomes Júnior, reuniu-se com os embaixadores de Cuba e de Angola. No fim do encontro ninguém se quis pronunciar sobre assunto que está a criar tensão na Guiné. Mas também já se fala (desculpem-me mais uma vez escrever com base em especulações...) de que o ex-chefe da armada irá viver para Cuba ou para Angola para o resto da sua vida por uma questão de segurança... Resta agora saber por segurança de quem...
como diz uma amiga minha "Quem tem cú tem medo"...

Sem comentários:

Enviar um comentário