segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Raci contra-natura


Sonhei-me em Nampula, norte de Moçambique. Mas não amanhã de verdade, amanhã de muito longe mas muito longe mesmo... Desconfio que no século 22. Eu Raci, original de Inhambane. Ungu muti uwe? aquela que os homens moçambicanos dizem que gostam porque aceita dar uma rapidinha encostada no muro de caniço sem salamaleques nenhuns... Mas sempre submissa, mulher de um homem só e muitas vezes para o resto da vida e se calhar da viuvez (porque acredito que a viuvez costuma ser mais longa que a morte em alguns casos). Como posso me ver em Nampula?
Sim, me vi pela milésima vez sentada naquela mesa de doze lugares. A mesa perseguidora... com patas mais velozes que das chitas! O móvel que dominou os meus sonhos agora confessáveis...
Uma mesa muito habitada...
Uma mesa rica em segredos, onde cada habitante mais velho partilha segredos comigo,
Eu, Raci, tenho segredo com muitos homens...
Onde a cebeceira é o meu lugar. Eu Raci, serena, dominadora da situação a olhar para os meus seis filhos... E para os respectivos pais numa noite de natal (os cristãos do norte até agora não decretaram falência apesar do domínio do Islão na região). Cada cria ladeada do seu pai; pai-filho, pai-filho, pai-filho...
Cada progenitor a espumar, não sei se de raiva, de ciúme, de impotência...
Sinceramente no meu sonho não tinha interesse e nem tempo para saber, afinal a noite não é tao longa assim! Graças a deus neste caso...
Mas os homens de Nampula sentem ciúme, raiva, impotência nestas situações?
Não acredito que eram Makhuwas... Ou eram Makhuwas evoluídos, aprenderam a sentir essas coisas. Estavam no século 22...
Mas não interessa se eram Bitongas ou Makhuwas, no meu sonho eles são só homens e tem a oportunidade de ter esses sentimentos na sua mais alta expressão...
Haja generosidade no século 22!
E eu Raci estou bem, álias, sempre muito bem!
Senhora de mim e da situação
Terminada a ceia e o convívio é hora das crianças dormirem e os seus progenitores se retirarem da minha área de juridisção! Preciso de privacidade, outros afazeres que nessa altura já não devem resultar em bebés...
Também já não posso comprar uma mesa maior! Até porque não caberia na minha sala...

(Essa médica disse que os níveis de testosterona estão altos em mim... Pôrra! só se esqueceu de dizer desde quando e quais os efeitos... he, he, he... Acho que vou desistir da medicação...)

2 comentários:

  1. Acredito...
    A Raci nasceu numa sociedade patriarcal do sul de Moçambique e sonhava, recorrentemente, que nascia, um século depois, numa sociedade matriarcal do norte de Moçambique...
    Um sonho com todas as "evoluções" que ela acredita que marcarão essa sociedade "hospedeira" ou "natural" nesse futuro...

    ResponderEliminar