sábado, 25 de fevereiro de 2012

Jonas Savimbi: anjo ou diabo?

Quem foi realmente Jonas Savimbi? Uma resposta consensual nunca existiu; para uns o fundador da UNITA foi um grande homem, mas para outros quase um diabo. E quem tenta apresentar as facetas desse homem é o jornalista português Emídio Fernando no seu livro intitulado: " Jonas Savimbi: No Lado errado da História", lançado a propósito dos 10 anos da sua morte, onde destaca claramente que a "única e verdadeira ambição deste homem era ser presidente da República." 



Nádia Issufo: Porque escreveu este livro?
Emídio Fernando: É para assinalar os dez anos da morte de Jonas Savimbi e sobretudo porque desde a sua morte ainda nao tinha sido lancada uma biografia. Alias, ele é pouco biografado, tem uma biografia lançada em Portugal e algumas lançadas pelo biográfo dele oficial. Deixe-me dizer que esta é uma biografia clássica no sentido de que conta a vida privada dele, desde que nasceu até a morte, é não é uma biografia política sobre a estratégia dele, as alianças que fez, o seu posicionamento político, o que é mais importante para mim, do que a da vida dele pessoal.

NI: Diz no livro que a única ambição de Jonas Savimbi era ser Presidente da República. Como chegou a esta conclusão?
EF: Ele sempre teve uma ambição desmedida desde o início. Resumidamente, desde 1960 aproxima-se do MPLA e esclarece que quer ser vice-presidente do movimento, isso porque já sabe que Agostinho Neto era um líder carismático e o MPLA rejeita-o e depois passa para a UPA, depois FNLA, onde ocupa o cargo de ministro dos negócios estrangeiros no exílio e usa o FNLA, os seus contactos e o seu dinheiro, para fundar a UNITA. E forma este movimento de acordo com o que ele pensa, os planos e estratégias são dele, o próprio ramo militar da UNITA é criado por ele. A partir dai ele é incontestavelmente presidente da UNITA, porque toda a gente o acha assim, e porque é a pessoa melhor formada no movimento, mas sobretudo porque ele exige que seja assim, e vai induzindo isso ao longo dos anos. Nos anos secenta quando é ameaçado pela liderança, mata dirigentes que fundaram a UNITA, nos anos oitenta repete a mesma operação, mata uma figura de grande presença, Tito Chinguje do Bailundo, de uma família muito conceituada em Angola, unicamente para manter o poder na UNITA.

E depois quer ser o presdiente de Angola, ele faz um acordo com o colonialismo português antes da independência, onde faz um acordo, denuncia as movimentações do MPLA e combate este movimento e o MPLA juntamente as tropas portuguesas, e faz um acordo com as tropas portuguesas em que passaria a ser governador do Moxico, e depois percebe que Portugal nunca vai respaitar o acordo e e depois quebra o acordo.

E depois nos anos oitenta diz que quer o sistema multipartidário, isso porque quer apoios externos, mas de facto ele não tem essa intenção. Tanto é que entra nas eleições a dizer que quer ser presidente, ele nem aceita a ideia de partilhar o poder, faz as eleições de arma na mão, e por isso a derrota dele.

NI: Numa única palavra como qualificaria Jonas Savimbi?
EF: Numa única palavra é difícil, mas era lunático, absolutamente maquiávelico, com alguns traços de loucura visiveis em várias acções e extremamente ambicioso.




NI: Revê Jonas Savimbi na UNITA de hoje?
EF: Não, de todo. A UNITA hoje sofre com os efeitos de Jonas Savimbi porque tem de recuperar os muitos anos de guerra que fez.Savimbi só teve só uma qualidade, proprcionou formação aos seus membros e hoje são quadros bem formados e inteligentes. Apesar de serem formados, Savimbi obrigava-os a combaterem na mata. E esses quadros formadas obrigados a combater na mata hoje são quadros políticos, empresários, professores universitários e levam uma vida perfeitamente normal. Mas outros abandonaram a UNITA, já não querem aquele tipo de movimento, outros se aproximaram do MPLA outros afastaram-se da política. Os que continuam na UNITA são os filhos de Jonas Savimbi.

NI: Apesar de ser uma figura controversa, Savimbi é uma figura incontornável quando se fala em alternância política em Angola. Para si, qual é o nível de importância que este homem tem para o país hoje e amanhã?
EF: A grande importância, por ironia do destino, foi o dia da morte dele, porque a partir dai Angola passou realmente a viver em paz. Costumo dizer que Angola teve a segunda independência nessa altura, a primeira foi a 11 de Novembro de 1975 



6 comentários:

  1. Seria bom que Emídio Fernando referisse o factor democracia em Angola, que é fruto da política Savimbiana.

    ResponderEliminar
  2. Os pontos de vista sobre a pessoa do Dr Savimbi serão sempre polêmicos ou divergentes como referiu o jornalista, seria necessário ter seguido melhor a sua trajetória para fazer afirmações válidas. toda a dignidade roubada do homem negro angolano era objecto de luta e de trabalho para Savimbi, hoje o angolano continua maltratado e espezinhados por todos e esse jornalista não diz nada. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Na luta todos os golpes são válidos, razão pelo qual o MPLA, continua a lutar, caso contrário, já haveria alternância. Agora especular a vida dele é rápido, o partido no poder também está a matar, ninguém diz, porque?
    A vida continua péssima, mesmo depois da morte de Jonas Savimbi.

    ResponderEliminar
  4. eu acho que o sr. Emídio Fernando, antes de escrever sobre o Dr. Savimbi deveria pesquisar ou investigar melhor, para não falar lixo. SAVIMBI É TIDO COMO UM DOS MAIORES, SENÃO MESMO O MAIOR LIBERTADOR DO POVO ANGOLANO...

    ResponderEliminar
  5. Anjo ou diabo? isso ninguém sabe. Pois todas as opiniões divergem. Mas uma coisa é certa e todos temos que admitir, ele esforçou-se muito, luto muito, e trabalhou muito para que Angola se tornasse um País independente. Mas se ele é Anjo ou Diabo? não cabe a mim responder, pois seria só mais um comentário que provavelmente alguém iria discordar.

    ResponderEliminar
  6. EU penso que, Emidio Fernando ao dizer isto sobre a pessoa do Dr. Jonas Savimbi, quer nos dizer que Jonas Savimbi nao passava de um lider viciado no poder igual ao Pr da Republica Jose Eduardo dos Santos. mas discordo plenamente em quase 80 por cento desta obra porque esta obra existe so e somento so para continuar a sujar o borrar o nome do Heroi nacional Savimbi

    ResponderEliminar