domingo, 4 de setembro de 2011

A sonolência da media moçambicana

Escasseiam informações sobre os jogos africanos que decorrem em Maputo. Hoje, um dia depois do arranque oficial do evento, não se encontra praticamente nada sobre o momento histórico. Os principais jornais de MoçambiquE, na sua versÃo electrónica, o País e Jornal Notícias, estÃo a dormir. Eles estão desactualizados, ainda com notícias sobre as expectativas da cerimónia inaugural. Acho inadmíssivel isso, afinal estamos na era digital, ou seja, temos todas as ferramentas para informar quase em tempo real.
Um colega moçambicano disse-me "Nádia, o dia ontem foi muito intenso, estao cansados." Nem respondi, a justificação dele, já que nem merecia o meu esforço.
Acredito que quem está em Moçambique, principalmente na capital, sabe muito sobre os jogos africanos. As rádios, as televisões, etc, devem estar a mostrar muito. Mas e quem está fora, como se arranja? E depois aparecem as autoridades do país na media a falar em aproveitar as mais válias de grandes eventos como este. Como? Se só dormem? E para as autoridades venderem os seus planos falidos e utópicos sim, a media erradamente lhes concede espaço, quem se esqueceu dos proveitos que Moçambique ousou lunáticamente sonhar com mundial de futebol da África do Sul? Para além de que posturas de boa parte da media local só revelam um egoismo inconsciente ao acantonar internamente algo maior, ou então ignorância
Mas como diz um amigo, "como podem publicar imediatamente se os laptops pertencem aos chefes de redacção que só querem fazer "show-off"?

O "Countdown" do COJA
O site do COJA, o organismo organizador do evento, está igual aos outros, com informação desatualizada. O cronometro que fez a contagem decrescente para o arranque ainda está lá no canto direito da página...
Quando questiono sobre a falta de informação, o meu colega diz-me com a maior naturalidade. "muitas pessoas estão a actualizar no facebook." Não sei se bato no meu colega e depois explico-lhe qual é a diferença entre media e rede social, ou então se entro em aflição por causa do futuro da minha profissão...
É melhor me calar mesmo porque muitos moçambicanos "dão nota positiva" ao evento, alguns disseram-me: "até agora está tudo bem." E outro amigo disse-me em jeito de brincadeira "voçê sempre a espreitar sua hiena, enaltece o país!" E vou seguir o conselho do meu amigo, mas não neste ponto concerteza!

Sem comentários:

Enviar um comentário