sexta-feira, 9 de abril de 2010

Tartaruga no prato ou no peito...

No distrito de Moma, na província de Nampula, em Moçambique, oito pescadores vão sentar-se no banco dos réus por pesca ilegal de tatarugas. Os pescadores artesanais foram detidos pela polícia local recentemente, depois de denuncia de um popular, segundo o jornal Notícias de Moçambique. Ler mais em: http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/997674/20100331As autoridades conseguiram salvar nove tartarugas vivas das mãos dos pescadores e devolveram-nas ao mar, mas as restantes, de um conjunto de quarenta, não foram ainda encontradas. Também elas conseguiram recuperar quatro carcaças. A bióloga Alice Costa do Fundo Mundial para a Natureza, delegação em Moçambique, falou a DW sobre as consequências deste tipo de acto:

Alice Costa: As tartarugas são importantes para o ecossistema, elas jogam um papel de equilibrio ecológico. Por exemplo elas se alimentam de medusas e se estas estiverem em grande quantidade podem afectar a reproduçãoão de peixes, porque elas comem larvas de peixe. O facto de elas existirem, elas controlam as populações de medusas e evitam que comam os ovos e podemos ter problmeas muito sério na repovoção das espécies de peixes.

NI: Quais as alternativas de subsistência para os pescadores ilegais?
AC: Eu não falaria muito em alternativas... a tartaruga é uma especie protegidas. Ela é caçada porque os pesacdores gostam da carne de tartaruga. Pode-se dizer que em vez de fazer a caça da tartaruga poderia se fazer o turismo ecológico. Eles protegeriam a tartaruga e os turistas poderiam pagar os pescadores para ver o projecto de proteccção da espécie. Os pescadores mostram que conhecem  a importância da tartaurga para o ambiente e são eles que trazem a informação e depois explicam aos turistas sobre o seu projecto, e os turistas pagam por isso. Assim eles ajudam a repovoar o ecossistema e fazem com que a espécie saia do estágio vias de extinção para fora de extinção. Uma vez que proteger uma única  especie significa proteger um conjunto de outros, o mar e a area de midificação. 

NI: Não é muito comum saber que as autoridades moçambicanas prendem os ilegais...
AC: O que se faz neste momento é a sensibilização. Desta vez, a acção de apreensão, foi feita em conjunto com  ministerio das pescas e que se levou os pescadores a tribunal. Porque está na lei, a lei diz que tem uma multa a pagar quando caça a atartaruga. A multa pode ultrapassar um valor de mil dolares, em três meses, se ela não consegue pagar vai a tribunal e depois ele decide o que fazer.

NI: Pode-se considerar este como o maior caso do genero, em termos de detenções?
AC: Acho que é a primeira vez que isso se faz. Houve mais uma feita em Vilankulo, Inhambane, onde foram presos caçadores por morte de dugongos, e um mamífero marinho que só existe em Bazaruto, e está em vias de extinção. E depois os pescadores foram presos e levados aos tribunais.

Sem comentários:

Enviar um comentário