segunda-feira, 11 de abril de 2011

Não há liberdade de esconder...

A partir de hoje é proíbido usar o véu integral, ou nikab, em lugares públicos na França. A desculpa do governo francês é de que essa imposição visa preservar a igualdade. Só que o governo de Nicolas Sarkozy atropelou o princípio básico, que por sinal dá fama ao seu país, a Liberdade. Isso só revela arrogância, e uma nova forma de colonização, e a pior que pode haver, porque a ocupação territorial deve doer menos do que a proibição da identidade e a imposição exactamente do oposto. Porque acha a França que os outros devem ser iguais a si? A condição de fragilidade, são muitos deles imigrantes, não lhes deixa outra saída senão baixar a cabeça, descoberta, a esta humilhação. Em suma; a França vai contra todos os valores que prega fora de casa. 

Fora este caso particular da França, oiço, principalmente na Europa, muitas pessoas criticarem o uso dos véus por terem a "certeza" que as utilizadoras são forçadas pelos seus maridos opressores. E imediatamente tomam as dores, de algumas que estarão nessa situação, e também de outras que o fazem livremente. Não nos podemos esquecer que este véu, tal como outros acessórios, comidas, músicas, etc, fazem parte da forma de estar e da cultura de alguns povos.
Tal como na Europa e em muitas partes do mundo algumas mulheres podem vestir apenas um cinto "largo", mostrando as pernas, um "inha" curta que deixa o umbigo de fora, e com decote que só não mostra os mamilos, etc. Mas cada um se veste como quer, graças a Deus, porque supostamente há liberdade de mostrar. Porque então não há a de esconder?

Há quem diga que como em alguns países árabes as mulheres estrangeiras devem se cobrir em público, então quando as mulheres árabes que usam o véu vão para o ocidente também devem obedecer as regras do lugar onde estão.
Ora esta! Então os coitados dos ocidentais vão deitar fora tudo o que consquistaram nesses séculos por causa de uma rixa com gente que ainda tem de aprender?

Sem comentários:

Enviar um comentário