quarta-feira, 2 de junho de 2010

Uma maçaroca queimada ao lado do ópio?

Depois de muito tempo parece que veio a tona o que muitos moçambicanos, e não só, suspeitavam: que o senhor Bachir Selemane está envolvido no tráfico de drogas. Se as autoridades moçambicanas optaram por fingir que tudo o que o rodeava era normal, e até certo ponto ser conivente com ele, outros que preferem normalmente usar adequadamente os olhos que tem na cara e igualmente usar parte da sua massa cinzenta, decidiram tomar uma atitude.
O governo de Barack Obama considera-o "barão da droga" e aconselha aos seus cidadãos a não fazerem negócios com o cidadão moçambicano Bachir Selemane bem como decidiu congelar os bens dos seus três negócios na Estados Unidos da América. Mais para ler em:   
http://www.bbc.co.uk/portugueseafrica/news/story/2010/06/100602_usmozdrugslv.shtml
http://www.whitehouse.gov/briefing-room/statements-and-releases
Em paralelo a este escandalo está o facto de o partido no poder, a Frelimo, ter sido financiado diversas vezes nas suas campanhas eleitorais pelo senhor Bashir Selemane. Quem não se lembra do cachimbo do presidente Guebuza que foi leiloado numa dessas festas organizadas pela Frelimo (ou pelo senhor Bashir..)? Quantas vezes o suposto narcotraficante não foi o grande arrematador dos pertences da Frelimo ou do presidente de Moçambique?
A confirmar-se este facto, poderemos afirmar que o maior partido, e que por acaso dirige Moçambique, foi financiado pela droga... Sendo assim, quantas pessoas mais não terão se beneficiado desse suposto dinheiro sujo? Até os grandes jornalistas que são os assessores do partido do batuque e da maçaroca que de tudo fazem para ter a boca limpa tem agora as mãos sujas... Isso para não falar do povo que muitas vezes vestiu a camisola do partidão sem saber as suas origens...
Se assim for, restará a este partido alguma credibilidade? Quando o nosso próprio presidente é o grande leiloeiro? Afinal o senhor Bashir poderá ter usado muito a vontade o território moçambicano para fazer circular as suas mercadorias, entre outras coisas... O que foi leioloado e os moçambicanos não sabem? E por causa disso quanto eles foram prejudicados?
E o mais caricato foi ver o governo norte-americano passar por cima do governo moçambicano e distribuir comunicados de imprensa pelas empresas de media em Moçambique. O que se pode depreender deste gesto?
E são 17:30 e a Frelimo, ou o governo, não se manifestou até ao momento. Mas a notícia já é conhecida desde o início da manha...

2 comentários:

  1. Digo uma coisa...

    Nao eh possivel o Bachir ser o principal financiador da frelimo e circular tanta droga em mocambique ao ponto de se transformar em barao da droga sem o estado ter conhecimento...

    fica aki uma pergunta: Sera que a frelimo ajudou no processo?
    sera que tinha conhecimento?
    porque eh que permitiam a entrada de contentores sem fiscaliza-los?


    reflitam sobre isso!

    ResponderEliminar
  2. O cidadão comum que trabalha na função publica, e não só, sabe muito bem se existem ordens ou não para tornar a vida do senhor Bashir mais fácil... mas quem denuncia?:-)
    qualquer cego deve saber que o tipo de actividade que o homem pratica não lhe permite levar a vida demasiado luxuosa que tem e que mostra... fora o que não mostra...
    Portanto, acho que os moçambicanos já reflectiram sobre isso há muito tempo...

    ResponderEliminar