segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A África do Sul será o novo Zimbabué da SADC?

Para além da luta pelo poder no seio do ANC e na África do Sul, outro tema polémico que se discute na 53º Congresso do partido no poder é a nacionalização de algumas riquezas. Se este não era um tema tão importante para o partido, então passou a ser a partir do momento em que o descontentamento social rebentou e manchou a imagem do ANC.

As manifestações por melhores salários nas minas e a resposta violenta da polícia fizeram o partido trepidar este ano. O governo ainda tentou sair-se bem se fazendo de vitima, mas se esqueceu que acenava com as mãos ensaguentadas. Mas Julius Malema foi a primeira bomba que o ANC, evidenciando a sua força, dominou pelo menos por enquanto. Recorde-se que o líder juvenil do partido, apesar dos seus metódos pouco ortodoxos, lutava pela igualdade social, exigindo uma melhor distribuição de riquezas e nacionalizações.

O ANC, agora preocupado, diz que vai discutir profudamente a questão das nacionalizações, nomaedamente da terra. Retirar dos brancos para dar aos pretos, um ideal para acalmar o povo agora e garantir a manutenção do ANC no poder, mas ao mesmo tempo parece uma faca de dois gumes. O que representa a minoria branca para o país? Dominam os setores que fazem girar a economia, isso apesar da elite política estar a fortificar-se ai.

Existe a comunidade internacional, a mesma que reduziu a pó o maior produtor de cereiais e uma das economias mais prosperas do continente, o Zimbabué. Robert Mugabe, tal como o ANC quer fazer agora, procurou dar uma resposta ao seu povo atribuindo-lhe terras retiradas dos ricos. E pergunto agora, quais são as probablidades da África do Sul vir a ser um Zimbabué? Apesar de terem percursos diferentes, eles tem algumas semelhanças extamente nos pontos críticos. Saberá o ANC gerir bem esta batata quente?



Sem comentários:

Enviar um comentário